Sonho de um leão e de um tigre
Embora existam muitas semelhanças entre estes animais, não é fácil determinar o significado de um sonho em que um leão e um tigre aparecem juntos. Os sonhadores interpretam as suas imagens e acções de forma diferente, muitas vezes oposta, o que faz com que encontrar a interpretação correcta seja uma tarefa desafiante e fascinante.
Uma imagem contraditória
De acordo com o Sonho da Bruxa Medeia, o leão e o tigre são uma projecção da própria natureza do sonhador. Distinguem-se das outras pessoas pela sua poderosa energia, consciência da sua superioridade e uma certa dose de narcisismo. As circunstâncias em que são sonhadas indicam até que ponto serão capazes de realizar o seu grande potencial.
O sonho de Miller sobre o preço da vitória
As características contraditórias do leão e do tigre são dadas por Miller. Se o primeiro de um sonho prediz a vitória, o segundo adverte sobre as maquinações dos inimigos. Vê-los juntos em qualquer caso é um sucesso, pelo qual terá de pagar um preço elevado. Sonhava em lutar para repelir o ataque destes predadores – a profecia do sonho depende de quem aconteceu para magoar. O rei dos animais – os inimigos ganharão a vantagem, uma beleza listrada – a posição do sonhador será reforçada.
Luta livre em sonhos e na realidade
Com que sonha quando estes animais selvagens atacam uma pessoa? O resultado de uma luta tem uma interpretação directa e representa a perspectiva de um confronto real. Ver as mandíbulas abertas acima da cabeça significa derrota, e selar o animal num sonho significa ter coragem suficiente para vencer.
Sonhou com tigres a lutar entre si – uma pessoa conhecerá todos os segredos dos adversários. Resta utilizá-lo a sangue frio para o seu próprio bem. Se o sonho era lutar contra leões na realidade, os concorrentes da luta serão testemunhas.
Num sonho, os leões lutam uns com os outros, e a sua luta desesperada prediz que os acontecimentos serão dirigidos na direcção certa pelo método “dividir para conquistar”.
Sinais de sexualidade não convencional
No livro dos sonhos de Freud, um leão e um tigre simbolizam uma sensualidade hipertrofiada, uma libido exacerbada e uma tendência para o desvio violento. Tanto o homem como a mulher que sonhavam com o contacto sexual com o predador, na realidade têm uma tendência para o masoquismo. Porque sonha que eram animais bebés: a frustração sexual constante encontrará uma saída no cuidado dos descendentes. Por vezes, um encontro com eles prediz uma mudança decisiva nas preferências sexuais.
Se os animais poderosos do sonho estão a caçar e a partilhar a presa, uma pessoa está pronta para as experiências sexuais mais invulgares. Atacá-los no sonhador pressagia problemas por causa de casos amorosos. Os animais domesticados indicam desejos permanentemente reprimidos.
Um sonho feliz quando uma mulher vê as peles de um leão e de um tigre juntas. No Sonho dos Amantes é interpretado de acordo com as antigas tradições indianas – como um sinal de domínio da arte da sedução e do poder vencedor sobre um homem, que o sonhador usa em nome de um casamento rico. Para um homem, ouvir o rugido de um animal é um sinal de que ele irá ganhar poder sobre uma mulher desejável.
Desafio ao sucesso
O Sonho de Esopo interpreta a imagem do rei cativo dos animais como uma projecção de um problema grave que ainda não pode ser ultrapassado, apesar de todos os esforços e prudência. Vê-lo num sonho, numa armadilha, não só falha num projecto responsável, como também humilha. Porque é que sonho com um leão enjaulado e um tigre juntos? Apesar das enormes dificuldades, o resultado desejado será alcançado.