Sonho de ser mantido em cativeiro

Muitas vezes a sensação de não ser livre num sonho reflecte uma característica como o carácter fraco, mas os sonhadores interpretam o que significa ser um prisioneiro de guerra num sonho num sentido muito mais amplo. Consideram diferentes formas de restrição da liberdade – uma pessoa pode estar sob a influência opressiva de familiares, circunstâncias, ou laços de amor, e pode ter uma perspectiva triste ou inspiradora.

Cativados pelos sentimentos

Sonho de ser mantido em cativeiro
 5369
Ser mantido cativo por paixão é algo com que muitas pessoas solteiras sonham, mas ver-se mantido cativo num sonho não é apenas um sinal de uma paixoneta próxima.
Muitas vezes tal sonho reflecte uma posição subordinada num casamento e o ciúme patológico do cônjuge. Se o sonho foi sonhado com um homem não ligado pelos laços do casamento, abre os seus olhos à devoção servil ao amante, que sabe como manipular os sentimentos do seu parceiro.
O Livro dos Sonhos da Mulher prevê que uma rapariga “a ser dada” receberá uma oferta de casamento de um homem despótico e desequilibrado.

O sonho de Miller: sombras de traição

O experiente intérprete de sonhos Gustav Miller diz que ser mantido cativo num sonho é um presságio de infidelidade. Para uma pessoa imersa em negócios, este psicólogo prevê mesquinhez por parte dos parceiros, o que se revelará não só ruinoso, mas também insultuoso. Uma mulher que sonha com o cativeiro irá enfrentar uma falta de confiança e protecção na família – o seu cônjuge fará uma cena de ciúmes sem razão aparente, fazendo-a sentir-se humilhada e perdendo o seu pé na vida.

Grilhões invisíveis

Uma pessoa que sonha ser mantida em cativeiro está a sofrer pressão psicológica por parte de uma pessoa autoritária. Se no sonho ele é mantido numa pequena cela ou debaixo da terra, na realidade ele está sob a forte influência da sua mãe para tomar as suas próprias decisões.
Freud, explicando sonhos de cativeiro, chama a atenção para o desejo de se esconder do cerco de todos os lados dos problemas.
Outra interpretação dá Jung’s Dream – o personagem que num sonho privado de liberdade, na realidade, sofrerá com a formação interna de sonhos de personalidade. O cativeiro por razões políticas representa a rejeição da realidade circundante, um desafio para a sociedade e para os entes queridos.

Ser mantido como refém

Ver-se como refém e ser mantido refém numa aldeia de montanha ao mesmo tempo significa não ser capaz de considerar outras opiniões, de encontrar uma forma de chegar a acordo.
Ser mantido refém num sonho representa uma retribuição iminente por não ter em conta os interesses dos outros. É um lembrete figurativo da necessidade de procurar um compromisso de modo a não criar inimigos onde se possam encontrar aliados.
É extremamente importante ver com quem se sonha partilhar a provação: se eram pessoas que se conhece, então na vida real as relações com elas desenvolver-se-ão da mesma forma que no refém no sonho.

Os ciganos têm

Sonhar em ser mantido cativo por ciganos não promete nada de bom na realidade. A tribo descuidada tem uma tendência para fazer batota. Sonhou que eles estavam a manter o sonhador à força em cativeiro? Isto representa a possibilidade de engano traiçoeiro.
O facto de ser mantido à força pelos Ciganos indica o perigo de traição – do lado mais inesperado ou em circunstâncias em que não é esperado. A consequência será a ruína, o processo de divórcio, ou o sonhador será exposto ao ridículo.

Sonhos semelhantes: