Símbolos de sonho
Os símbolos nos nossos sonhos —são todas as imagens que vemos nos nossos sonhos.
Dentes a cair, uma casa em chamas, uma tempestade de neve, um país distante, a sua irmã, uma criança, um estranho, um desenho, um lobisomem, uma igreja ou um ballet são todos símbolos que vê nos seus sonhos, e são incontáveis. Muitos deles não podem ser tomados à letra. Pelo contrário, são simplesmente metáforas. Uma metáfora é algo que transmite significado ao transferi-lo para outro objecto.
Na maioria dos casos, para compreender melhor o significado de um símbolo que aparece nos sonhos, deve interpretá-lo como uma metáfora e não como uma coisa literal que se relaciona com os seus sentimentos e pensamentos. Por exemplo, uma casa em chamas num sonho pode simbolizar tanto a sua casa como tal, como a sua paixão, raiva, desejo ou estado febril (algo que está principalmente relacionado com o simbolismo do fogo).
Símbolos e imagens em sonhos falam a sua própria língua. Eles apontam para as nossas emoções e instintos primordiais, muitos dos quais são reprimidos ou escondidos no nosso subconsciente, onde permanecem até que um estímulo os traga à superfície.
Jung acreditava que os nossos sonhos falam na língua dos símbolos, cada um dos quais pode ter mais do que um significado. Relacionam-se com o nosso inconsciente pessoal e colectivo. A primeira está relacionada com a vida do ego do próprio sonhador, e algumas das suas manifestações são totalmente suprimidas ou eliminadas do reino da consciência.
Quanto ao inconsciente colectivo, que se dá a conhecer através de símbolos e metáforas, é mais antigo que o inconsciente pessoal e mais antigo que a autoconsciência. Está ligada à herança espiritual de toda a humanidade e à sua evolução, em cujo processo nasceu uma nova estrutura de pensamento para cada indivíduo.
A emergência de um símbolo no inconsciente pessoal está ligada às ansiedades que acompanham cada indivíduo na sua viagem pela vida. O inconsciente colectivo tem a ver com algo mais profundo dentro de nós, com o que realmente somos. Este material forma o nosso próprio ego, que muitas vezes está escondido atrás do ego.
Na verdade, o nosso próprio ego molda o início espiritual e criativo da nossa psique. Jung acreditava que ninguém se pode tornar uma pessoa completa, harmoniosa e inteira até que tenha absorvido estes aspectos colectivos e os tenha tornado parte da sua vida quotidiana.
Os símbolos mais comuns nos nossos sonhos
Nesta parte do artigo vamos olhar para alguns dos símbolos mais comuns nos nossos sonhos, e provavelmente descobrirá que sonhou com algo semelhante pelo menos uma vez na sua vida. Um dos maiores mistérios dos sonhos é que pessoas criadas em diferentes países, educadas de forma diferente, educadas em diferentes culturas, com diferentes experiências de vida e de diferentes idades, podem ter os mesmos sonhos.
A mente humana tem uma incrível capacidade de gerar uma miríade de imagens nos sonhos, e mais, os temas dos sonhos das diferentes pessoas são também os mesmos e relacionam-se com os problemas mais urgentes das suas vidas. Será possível que não sejamos todos tão diferentes uns dos outros?
Os chamados símbolos universais são os mesmos para todas as gerações e culturas. Embora os especialistas discordem em muitas coisas, concordam que existem alguns dos símbolos mais comuns que as pessoas vêem nos seus sonhos com mais frequência do que outros.
Normalmente, uma secção especial de psicologia fala sobre eles, e estão listados por ordem alfabética. As suas interpretações são os pontos de partida para a interpretação de sonhos. No entanto, devo lembrar que o seu significado depende em grande parte das circunstâncias específicas da vida do sonhador e das suas associações pessoais. Embora muitas pessoas sejam mais propensas a ter sonhos negativos, lembrem-se que a maioria dos sonhos tem normalmente aspectos positivos e negativos.