Ramos de soneto
É impossível dar uma definição inequívoca do que é o sonho de um ramo. Para uma interpretação precisa de um sonho com tal enredo, vale a pena recordar todos os detalhes: o que pertencia exactamente aos ramos, como eles pareciam no sonho, o que estava neles, o que fez com eles e outras nuances do sonho. Se tiver um sonho, deve lembrar-se de todos os detalhes do que viu à noite, e os livros de sonho dir-lhe-ão o que esperar num futuro próximo.
As interpretações de Miller
Segundo a interpretação dos sonhos de Miller, sonhar com ramos de cerejeira verde é um sinal do prazer que virá de passar tempo com os amigos, bem como um símbolo de riqueza e prosperidade.
Já sonhou que limões ou laranjas estão pendurados nas árvores juntamente com pêras ou damascos? Alguém irá agradavelmente surpreendê-lo.
Sonhou que alguém partiu os ramos das árvores do seu jardim? Esta visão pode significar que um terceiro causará uma fenda com um amigo. E se vires no teu sonho que o ramo se partiu sozinho, sob o peso do fruto, a razão da disputa será a pressão excessiva sobre um ente querido do teu lado.
Explicações freudianas
Sigmund Freud, o famoso médico da psicanálise, considera os ramos vistos nos sonhos como uma manifestação da actividade sexual do sonhador. Aqui estão, por exemplo, as interpretações que ele oferece no seu livro de sonho:
Ver um ramo de cerejeira num sonho é um sinal de vício e de desejos ocultos;
Um ramo de tramazeira vermelha com cachos de bagas é um sinal de sinceridade nos sentimentos;
um ramo de bétula arrancado de uma árvore – sinal de uma exibição excessiva de acanhamento;
videira – simboliza a franqueza na auto-expressão; ramos de bétula colhidos de uma árvore – simboliza um grau excessivo de acanhamento; videira de uvas – simboliza a franqueza na expressão
tomates em ramos – significam um desejo de experimentar no sexo;
cachos de groselhas negras – denotam um desejo de dominar o adormecido;
Ramos de framboesa com bagas grandes – indica a bissexualidade latente de um sonhador.
Preste atenção à sua carreira
Um sonho em que vê flores de cerejeira, diz o Livro dos Sonhos do Mágico Branco, indica que terá sucesso no seu próprio negócio. E se pegar em ramos partidos, é um sinal de que alguém o ajudará a atingir as alturas desejadas.
Há duas interpretações de sonhos em que se vêem galhos secos. Por exemplo, se apanhar ramos secos deitados na estrada, é um sinal de que encontrará pequenas dificuldades em tentar realizar os seus planos.
Se num sonho estava empenhado em serrar nós do tronco de uma árvore verde, na realidade irá lutar pelo seu sonho. Mas uma árvore completamente seca representa uma esperança vã de sucesso, dizem os intérpretes.
A sorte é uma dama de carácter
O livro dos sonhos do Pastor Loff fala sobre a necessidade de “aproveitar o momento” se vir um ramo conífero no seu sonho. Sonha que está a partir os membros de uma árvore de Natal ou de um pinheiro para decorar a sua casa na véspera de Ano Novo? Isto significa que terá muito pouco tempo para “balançar”, estar preparado para uma acção rápida.
Já alguma vez assistiu num sonho como um enorme carro, a conduzir por um caminho estreito, a partir os ramos de enormes árvores de Natal? Alguém em busca dos seus objectivos pode implacavelmente “quebrar” tudo o que construiu.
Preparar rotas de fuga
Será que uma mulher sonhou com o seu marido morto a cortar os ramos de um abeto? Esta visão sugere que a sonhadora deve estar preparada para o facto de o novo pretendente não albergar os sentimentos de que está a falar. Deveria ser melhor olhar para ele, aconselha o livro de sonho inglês.
Imagem de sonho onde está sentado num abeto fofo, quebrando-lhe as pernas, indica a sua determinação em lutar contra quem quer que seja que esteja a intrometer-se no seu bem-estar.
E se alguém num sonho cortou um ramo de um abeto sobre o qual se estava a esconder de um predador, então antes de arriscar dinheiro, deve analisar todos os riscos possíveis a fim de compreender como lidar com eles.
Apreciar os laços familiares
Muito frequentemente, os ramos das árvores são identificados com os parentes do sonhador. Por exemplo, os rebentos nos ramos simbolizam as crianças pequenas e se há algo de errado com elas no sonho, então preste-lhes atenção na realidade.
Uma cena em que se apanha ameixas maduras nos ramos significa que provavelmente vai ter de comunicar com os seus parentes idosos. E se estiver a podar ramos de cerejeira com bagas, alguém próximo de si irá deixá-lo.
Para uma mulher que não pode dar à luz na vida real, uma visão de ramos de macieira com maçãs ainda muito pequenas “promete” uma gravidez há muito esperada. E se houver muita fruta na macieira, é sinal de numerosas descendências.
Desafios futuros
Sonha com ramos de pinheiro a crescerem numa palmeira? Isto sugere que alguém o está a tentar enganar e nem sequer o está a tentar esconder. Não se deixe manipular.
Se uma rapariga solteira sonha que escolhe ramos de salgueiro e os põe na água, mas eles não florescem, mas murcham, é um mau sinal, prometendo solidão e amor não correspondido.
Também é mau se se tiver um ramo de salgueiro num sonho florido, mas alguém o roubou. Tal sonho prediz uma querela com um amante ou separação. Se num sonho a sua melhor amiga lhe tirar um ramo de salgueiro da sua casa, ela tornar-se-á a divorciada que lhe vai partir o coração.
Não tenha medo de experimentar
Sonha com ramos serrados de lilases? O Wanderer’s Dreamer afirma que isto é um sinal da necessidade de começar algo com uma nova folha, talvez uma relação ou uma forma de ganhar dinheiro. Isto é especialmente verdade se você mesmo serrou os ramos de lilases no seu sonho.
Veja num sonho mimosa ramos cortados na água, flutuando entre o gelo – um sinal de que não atribui as suas próprias forças. Despende muito tempo e esforço em vão, tenta “ir” para o caso do outro lado.
A mesma explicação tem um sonho em que se teve de queimar os ramos de um ácer ou bétula, tentando aquecer-se, sugere o Sonho de Verão.