Dor de sonho
As razões para a dor experimentada num sonho podem ser de origem puramente fisiológica, ou podem ser interpretadas num sentido figurativo. Os sonhadores mencionam uma vasta gama de interpretações: desde a postura desconfortável do adormecido até ao sofrimento moral na realidade, cujas consequências se fazem sentir a nível físico. O que sonhar uma determinada sensação de dor, talvez esteja associada a uma verdadeira enfermidade?
Nas interpretações de um papel especial é dado à personagem que causa o sofrimento. Nos sonhos aparece frequentemente como um médico que conduz a operação, uma fobia a si próprio, infligindo feridas mortais ou como um ofensor é uma das pessoas com quem se conhece na realidade. A natureza do desconforto também lhe dirá muito: pode ser repentino, insuportável ou desaparecer gradualmente.
A dor e o sangue num sonho indicam frequentemente uma área da vida que na realidade requer intervenção cirúrgica. Até o sonhador conseguir pôr ordem nesta área, ficará pendurado no equilíbrio: causar sofrimento, interferir com os planos – em suma, arruinar a vida de todas as formas possíveis.
Quando um sonho acontece para ferir intencionalmente ou não intencionalmente outra pessoa, o sonho indica uma tendência preocupante: a incapacidade de identificar verdadeiros inimigos do adormecido e destruir os moinhos de vento ao acaso. O intérprete adverte que é pouco provável que se evitem erros futuros – são apenas a consequência de conceitos errados mais globais.
Sensações dolorosas
Quanto às suas próprias sensações dolorosas, as opiniões dos intérpretes de todos os tempos e culturas estão divididas. O livro dos sonhos das mulheres acredita que experimentar a dor num sonho é tão indesejável como na realidade – promete problemas.
Sonhar que era necessário sentir dor está muitas vezes associado a lucros futuros e à realização de esperanças. O agricultor espera uma colheita rica, o viajante – um casamento bem sucedido longe de casa, o comerciante – o preço e a procura elevados dos seus bens.
O velho conto de sonhos do inglês Zedkijl sugere que sentir dor num sonho é um bom presságio. Este sonho tem o significado oposto: as sensações dolorosas são presságios de mudança para melhor na área mais importante para o sonhador.
Área da cabeça
Uma dor de cabeça pode ser interpretada tanto literal como figurativamente. Não é raro sonhar com um problema incómodo que ainda não foi resolvido, um motivo de preocupação, ou novas preocupações, mais uma vez, na sua cabeça.
Por vezes, uma dor de sonho na cabeça é uma manifestação de uma doença que realmente ocorre. Se os seus sintomas lhe fazem lembrar de si mesmo mesmo num sonho, não será demasiado fácil esperar que se vá embora por si só? Um sonhador totalmente saudável parece estar sujeito a uma tensão excessiva; o que ele ou ela vê no sonho indica excesso de trabalho.
Muitas vezes, uma dor de garganta revela uma tendência para dar aos escolhidos qualidades que não estão realmente presentes”, acredita o intérprete. Não surpreendentemente, tais ilusões mais cedo ou mais tarde levam ao desapontamento.
A dor dos sonhos nos dentes lembra-nos que é insensato fazer recados enquanto os seus próprios assuntos estão em declínio, deixados sem vigilância. A tentativa de mudar as prioridades pode provocar conversas desagradáveis, descontentamento consigo.
Sonhar com uma dor de dentes que afecta todos os seus dentes de uma só vez? Espera uma noite numa companhia amigável ou um convite para uma festa com uma atmosfera muito calorosa, onde poderá descansar o seu corpo e alma. O Sonho do Vagabundo não divide sentimentos fortes em “bons” e “maus”.
Torso
A dor no peito num sonho deve ser interpretada como um aviso de que se está em perigo. No entanto, o intérprete apenas confirma o seu palpite: a sensação de problemas já está consigo há bastante tempo. Ao mesmo tempo, com um comportamento prudente, tem todas as hipóteses de evitar o perigo.
Sentiu dor no seu coração no seu sonho? Agora uma probabilidade particularmente elevada de acidentes lamentáveis, qualquer dos quais pode causar consequências graves, se não irreparáveis.
A dor dos sonhos nas costas sinaliza uma vulnerabilidade às dificuldades em todo o mundo. Um problema insignificante pode crescer aos olhos de um adormecido até ao ponto da tragédia, uma história triste é capaz de mergulhar na tristeza universal.
O enredo, que por acaso sentiu a dor na zona lombar associada à deterioração do bem-estar financeiro. Uma elevada probabilidade de cometer um erro grave no local de trabalho ou na condução dos seus próprios negócios. O intérprete insta-o a controlar o estado da bolsa e a evitar gastos imprudentes.
Uma dor sonhada no estômago, caracteriza o sonhador, como um homem de família: tudo na casa, tudo para o bem da família. Por um lado, esta é uma ambição louvável; por outro, não se deve esquecer o seu próprio eu amado.
Braços e pernas
A dor no braço representa um desafio, um verdadeiro teste à força do braço ou à velocidade e precisão do movimento. A dor na zona do ombro adverte que é necessária força, no pulso – bom tempo de reacção. Dedos de teimosia indicam problemas com crianças – todas estas qualidades entram em jogo.
Se já sentiu dor no joelho num sonho, não deve fazer planos e traçar percursos na realidade. Não poderá passar por elas, desta vez as circunstâncias desfavoráveis serão mais fortes do que você.
Tipos de sofrimento
Muitas vezes, a dor física num sonho representa uma sensibilidade excessiva, sentimentalismo, e uma tendência para levar a problemas e incidentes cardíacos que não dizem pessoalmente respeito a um e não fazem o tempo.
Por vezes a dor mental aparece no sonho tal como está, ou seja, reflecte o verdadeiro sofrimento emocional do sonhador, como a solidão, o medo, a raiva irracional ou incontrolável.