Cicatriz de sonho
A imagem de uma cicatriz num sonho é um símbolo de masculinidade, reflectindo a capacidade de defender a sua posição e os seus interesses. Contudo, isto está longe da opinião unânime dos sonhadores quanto ao que tal marca está a sonhar. É importante lembrar o lugar e o tipo de cicatriz, comparando o significado com os acontecimentos na vida real.
Em dorminhoco esotérico há uma interpretação especial, o que se sonha com a cicatriz no corpo. O intérprete dos sonhos associa o sonho à falta de liberdade da imagem da pessoa falecida. Colocar uma vela na igreja para a morte ajudará a livrar-se de perseguições de outros mundos.
Sonhador islâmico interpreta a cicatriz no corpo num sonho de perda de energia, que pode levar à exaustão e mesmo à doença. Ver uma tal marca na testa prefigura a ameaça na vida real para manchar a reputação de alguém.
O sonhador psicanalítico posiciona a cicatriz como um símbolo de vitória, que está associada ao castigo e à retribuição no sonho.
Características especiais
Uma cicatriz suave e uniforme indica a presença de memórias que a pessoa adormecida preza na sua memória. Pode ser um segredo que o senhor preza e protege pessoalmente.
Uma cicatriz feia e desigual num sonho sugere um passado desagradável sobre o qual o sonhador prefere não se lembrar, mas não consegue esquecer.
O sonho de uma cicatriz deixada após uma operação, por exemplo, de apendicite, indica dificuldades no caminho para o objectivo que surgirão devido a erros passados.
Localização da marca
De acordo com o livro dos sonhos de Miller, uma cicatriz no rosto é posicionada com um ressentimento uma vez infligido pelo sonhador a alguém apaixonado por ele. Talvez num futuro próximo, o infractor, cheio de sentimentos de vingança, esteja à procura de formas de retaliar.
Outra explicação do que sonhar com a cicatriz no rosto, está no Livro Geral dos Sonhos. Segundo o intérprete, o sonho de sonho avisa de uma situação em que um ente querido se lembrará dos pecados passados do sonhador, pelos quais terá de corar.
Interpretando, o que se sonha com a cicatriz no corpo, é necessário recordar especificamente o lugar da marca. Assim, a cicatriz no pescoço retrata a versatilidade de opinião entre a pessoa adormecida e o seu círculo interior, o que pode causar confrontação. Uma marca no abdómen prefigura um ressentimento subjacente contra os próprios pais. Veja que uma cicatriz no abdómen cicatrizou — num futuro próximo, o conflito com os membros da família irá escalar.
Sonha com uma ferida cicatrizada na parte inferior do abdómen – os pecados do passado vão lembrá-lo em breve de si próprios. Ver uma cicatriz no coração – uma experiência amorosa falhada causará mal-entendidos com o actual parceiro; nas costas – manter um ouvido no chão, os inimigos estão a traçar um plano insidioso; na cabeça – só uma abordagem sensata aos negócios assegurará a prosperidade; no peito – grave perigo.
Cicatrizes nas pernas num sonho prefiguram obstáculos associados à implementação de planos. Num sonho, uma ferida na perna é curada e sangra — a realização dos objectivos planeados está em perigo real de fracasso.
As pegadas sonhadas na mão indicam que a conduta vil do sonhador no passado em relação a um camarada, numa tentativa de perseguir uma posição de poder, requer vingança. Agora é a sua vez de pagar a conta, expressando o seu apoio e lealdade ao seu colega.
Uma ferida que cicatrizou noutra pessoa
Ver marcas de corte no braço de outra pessoa num sonho, indicando uma tentativa de suicídio, é um sinal de cima que lembra o sonhador de se comportar correctamente em relação aos outros.
Quando sonha com uma cicatriz no rosto de outra pessoa, abstenha-se de dizer coisas em voz alta e de fazer promessas que não pode ou não quer cumprir. Um ente querido com uma cicatriz no rosto num sonho, que na realidade não tem, o sonhador avisa de causar ofensa na realidade amada, o que é doloroso para a outra metade.
Uma tal marca no pescoço de outra pessoa num sonho simboliza o enorme problema num assunto desagradável. O mesmo se aplica a uma pessoa que tenha estado numa relação com outra pessoa, mas que não tenha estado numa relação com outra pessoa.