À procura de um homem num sonho
O livro dos sonhos oferece uma explicação muito simbólica para o porquê de sonhar em procurar um homem. Muitas vezes a busca num sonho reflecte a viagem do sonhador para o seu mundo interior. Por vezes o símbolo anuncia o desenvolvimento de talentos ocultos, a capacidade de compreender os outros e a realização de verdadeiras aspirações.
A interpretação de Miller
No livro de sonho de Miller, a interpretação de um sonho em que se sonha em procurar um homem significa que se quer mudar alguma coisa. Muitas vezes existe uma semelhança entre o desejo do sonhador e o carácter ou aparência da pessoa procurada.
A reunião teve lugar
Se sonhar que teve a sorte de encontrar «perdido» o sucesso no seu sonho significa confiança e harmonia. Sabe que tem razão, por isso não há lugar para preocupações ou dúvidas.
O que fazer se o sonho em que conseguiu encontrar uma pessoa desaparecida, sonhou longe do primeiro? O sonhador dir-lhe-á porque sonha com um símbolo destes com demasiada frequência. A indecisão impede o auto-realização. É preciso dar um passo importante, que o sonhador nunca se atreve a dar.
Procurar em vão
Os sonâmbulos têm interpretações muito contraditórias quanto à razão pela qual se teve de procurar uma pessoa mas nunca a encontrou. De acordo com a Antiga Interpretação, um sonho em que se teve de perder alguém e não o encontrou durante muito tempo, pressagia sérias dificuldades nos negócios, por vezes à beira de um colapso total.
Os psicanalistas modernos atribuem o sonho à ansiedade e à frustração que ensombram os acontecimentos reais.
Previsão conhecida e mais positiva, para a qual o sonho de não encontrar alguém que se queira. O enredo é reconhecido como um típico deslocador: o sentimento de perda que sonhou vai transformar-se em boa sorte e lucro na realidade.
Localização do incidente
Se sonhava em procurar alguém próximo de si que acidentalmente sentiu falta numa multidão, pode ter um desacordo com ele na vida real.
Quando num sonho se procura por acaso um ente querido numa multidão, o livro dos sonhos de Hassé lembra-lhe o valor de uma relação romântica e a necessidade de a acarinhar. É muito provável que entre vocês agora, nem tudo não seja fácil. Além disso, os detalhes inconvenientes da biografia da outra metade podem vir à luz, o que não será fácil de aceitar.
O sonho explica porque num sonho aconteceu para salvar os perdidos. Se conseguiu encontrá-lo a tempo, e a trama dos pesadelos terminou em segurança, na realidade os méritos do sonhador serão apreciados sem esforço da sua parte.
Quem está perdido?
Ao interpretar o sonho de procurar uma pessoa, os sonhadores dão importância à identidade da pessoa desaparecida:
Quando se tem de procurar uma pessoa real e viva, as suas qualidades reflectem o seu propósito;
A procura de um desconhecido ou do falecido indica que está confuso;
Se por acaso estiver à procura de um ente querido, é possível um arrefecimento dos sentimentos;
A tentativa de encontrar um ente querido simboliza o desejo de se compreenderem mutuamente;
Uma criança perdida reflecte uma necessidade de protecção e de novas experiências.
Esta não é a única explicação para o sonho de uma criança perdida. Um filho representa uma sede de emoções vívidas e triunfos, uma filha uma necessidade da atenção do sexo oposto.
Recordar os mortos
Quando se procura uma pessoa que realmente morreu num sonho, o livro dos sonhos explica o símbolo com base naquilo a que o empreendimento levou. Se alguém tiver a sorte de ver o falecido como ele ou ela era quando estava vivo, será capaz de resolver um problema actual ou de remendar uma relação. Não encontrar o falecido indica que a ligação entre eles e o adormecido ainda é forte.
Se por acaso se vir num cemitério, onde por muito tempo não consegue navegar e encontrar a campa de um familiar ou amigo, pense nos assuntos inacabados e ponha-os em ordem.
O sonho em que se teve de ver a sepultura de uma pessoa cuja morte desconhecia anteriormente, o sonhador considera um aviso de notícias decepcionantes.